segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cadê os Juremeiros de Alagoas?

Passei a Ultima semana em Maceió, Alagoas, a trabalho e aproveitei para visitar os terreiros de Umbanda e Jurema daquela cidade. Pesquisei, perguntei, indaguei e não descobri nada. Quase que não acreditei nos resultados das pesquisas pela internet, ainda meio cismado saí perguntando às pessoas que conheci e ninguem sabia nem de longe. Cadê os Juremeiros daquele estado? Será que realmente o culto está morrendo por lá ou em virtude dos ultimos problemas com a PM de Alagoas o pessoal está se escondendo? Bom, eu não encontrei a resposta mas aguardo se alguém puder me ajudar.
Senão eu vou achar que no ponto de Zé Pelintra ele veio e trouxe todos os Juremeiros.
"Eu vim de Alagoas,
Eu vim de Alagoinha,
Eu vim de Alagoas,
Eu vim de Alagoinha,
Ô sustenta a pisada meu bom mestre,
Que a pisada é minha."

4 comentários:

  1. Nós do Quilombo Cultural Malunguinho estamos sempre na luta em defesa da Jurema Santa e Sagrada por uma valorização de uma forma colétiva,Sempre em todos espaços estamos trazendo á tona esse questionamento,No mês de setembro fazemos o Maior encontro de Juremeiros e Juremeiras do Brasíl trazendo á tona essa religião que é importantissima, Estamos fazendo nossa parte e pedimos que outros colaborem nesta ação afirmativa !

    ResponderExcluir
  2. Ok Sandro. Estaremos lá apoiando a sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Tá me procurando. Sou Kiemha filho de Jussara pretenso ao reino do tigre, daqui das Alagoas, batizado há dois anos.
    O que procura? Juremeiros ou umbandistas.
    Este nome recebi quando fui batizado, embora não é um nome comum, mas é assim que sou conhecido pelos meus irmão do kilombo.
    As vezes procuramos coisas que não estão ao publico e algumas delas distorce o sentido das coisas.
    Embora algumas religiões é incorporada a jurema pois quando os negros aqui chegaram receberam dos índios alguns ensinos de jurema, por isso você encontra incorporada em outras religiões.
    Como sabe os índios praticamente foram banidos e suas culturas também.
    Mas existe sim juremeiros ainda aqui em alagoas.
    ao Juremeiros e Catimbozeiros, feliz 2013 que a paz reine em suas vidas.
    Aueto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kiemha, gostaria de seucontato, pois também ando procurando juremeiros em alagoas. Sou iniciante na Jurema, porém coordeno um grupo de estudos na UFAl sobre a Jurema em alagoas. Meu contato é (82) 98887-6456. Salve a fumaça.

      Excluir