quarta-feira, 16 de abril de 2014

Povo de terreiro, vamos nos unir.

 
 Após muito tempo sem postar aqui no blog, volto por um triste motivo. Tenho acompanhado pelo face book uma desunião entre grandes personalidades dentro da Jurema.
Considero esse tipo de comportamento extremamente nocivo ao movimento dos povos de terreiro, pois somente serve para dar razão aos nossos algozes. Se nós não conseguimos nos unir, como vamos lutar para  sermos fortes? É preciso antes de tudo nos fortalecermos e eu não vejo esse comportamento de desunião pública em nenhuma outra religião. Se temos nossas diferenças, o que é normal, resolvamos entre nós mesmos. Considero o face book uma ferramenta muito poderosa de articulação para as minorias, principalmente num país de dimensões continentais como o Brasil. É muito árduo o caminho da articulação dessas minorias, mas a desarticulação é rápida como rastilho de pólvora.
   Muitos egos se inflam para dizer que são isso ou aquilo, eu acho, sinceramente, que quem é grande tem grandeza suficiente para ser humilde, e não precisa se auto-promover, suas ações falam por si só. Acho também que o que é certo no meu terreiro não necessariamente será certo no terreiro alheio, pois cada um trabalha conforme aprendeu e considera certo, portanto, o que meu pai de santo me ensinou é certo dentro da minha casa à medida que concordo com aquele ensinamento.
   E são todos pessoas sérias e bem intencionadas, pessoas importantíssimas dentro da tradição da Jurema, que se deixam levar  por energias de desarticulação que lhes são endereçadas.
Meu povo, vamos nos unir em público e tratar nossas diferenças particularmente, usemos nossas armas para fortalecer nosso movimento. Como posso lutar contra intolerância religiosa se sou intolerante com meus pares. Lembrem-se, tudo o que foi construído até hoje, só o foi porque teve todos nós unidos, um só elo fraco desmantela toda a corrente.
Abraços.
Que a Jurema coloque tolerância e harmonia em nossos corações e mentes.

Um comentário:

  1. Eu concordo com tudo q foi colocado aki, rede social nao lugar para esse tipo de discussão, as pessoas q leem e nao conhece a nossa tradição irão pensar q é assim que agimos sempre ...entao se tem algum entrave com outrem que se resolvam fora das redes sociais.

    ResponderExcluir