sábado, 19 de abril de 2014

Um pouco sobre a Jurema.

Devido ao alcance da minha ultima postagem, resolvi falar um pouquinho sobre o que é a Jurema Sagrada, pois vi alguns comentários de que iriam seguir o blog para aprender um pouco sobre o que era a Jurema.
Os Umbandistas que me desculpem, mas a Jurema é a religião primaz do Brasil. Ela estava aqui antes que os Europeus aparecessem, afinal, era praticada pelos índios, os verdadeiros donos dessa terra.
A Jurema é uma religião que usa o contato com os seres espirituais para ajudar aos que estão aqui na Terra. Esses seres, em sua maioria vêm como Mestres juremeiros ou como Caboclos (uma forma equivocada de se nomear os índios). Eles "baixam" através dos médiuns e trabalham com a fumaça sagrada, que sai de seus cachimbos, e com as ervas. Esses dois elementos são os principais para os trabalhos da Jurema, tais como: Cura, abertura de caminhos, equilíbrios de energias, afastamento de energias contrárias, etc.
A Jurema é a medicina dos índios e dos pobres, pois quando os tratamentos convencionais ficam de difícil acesso ou não proporcionam o resultado satisfatório, é à Jurema que a maioria recorre (obviamente nas regiões onde a Jurema se faz presente).
Na Jurema se usam os cânticos para se invocar as forças necessárias para os trabalhos, e com as palmas e ajuda da maraca, o compasso se completa numa grande harmonia.
Essa foi uma pequena e muito superficial explicação sobre o que é a Jurema.
Se quiserem perguntar, fiquem à vontade. Mas lembro-lhes que os fundamentos da jurema só são passados nos terreiros, onde o discípulo tem que passar para receber os seus ensinamentos na medida de sua evolução dentro do culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário