sábado, 3 de março de 2012

CASOS VERIDICOS E FENOMENOS DE UMBANDA

A dica de hoje é um livro antigo, que fala das experiencias e duvidas vividas por um médium de Umbanda.
O livro é de Tulio Alves Ferreira e chama-se: Casos verídicos e fenomenos de Umbanda. Transcrevo aqui um trecho do ultimo capítulo, onde ele fala com maestria de algumas questões que perturbam os iniciantes na Umbanda e intrigam muitos não Umbandistas.
O capitulo se chama : Uma visão psicológica da Umbandai: " ...pesquisei por que os pretos velhos bebiam café durante suas manifestações nos médiuns do meu terreiro. Concluí que um preto velho, sendo uma energia, sem forma definida no espaço, alem de trabalhar numa equipe espiritual, não tem a minima necessidade de beber café. Mas, como o café contem uma substancia quimica chamada cafeína, essa funciona no córtex cerebral do medium como um fator de excitação, despertando parte de suas proprias faculdades paranormais.
Da mesma forma, podemos compreender por que o Exu bebe cachaça (marafo). Na verdade, é o medium que terá mais força mental, pela excitação cerebral provocada pelo alcool, facilitando ao Exu seu trbalho mediunico.
Em principio achei que os canticos da Umbanda, o ritmo reforçado pelos atabaques e as palmas, não tinham grande importancia no desenvolvimento mediunico, e mesmo durante o trabalho de atendimento ao publico, feito pelos guias em seus mediuns.
Posteriormente, senti a importancia deste ritmo afro-brasileiro, selecionado através de séculos e capaz de provocar verdadeiras descargas psiquicas na mente das pessoas chamadas mediuns, ou seja, pessoas que na parapsicologia são chamadas de sensitivas e, na psicologia ortodoxa, de sugestionáveis."
Vale a pena ler todo o capítulo, na verdade todo o livro.
Apesar de o livro estar fora de catálogo, ele é facilmente encontrado em sebos como a estante virtual.

4 comentários:

  1. Obrigado por citar meu livro, fiquei muito honrado. Um abraço do irmão de fé Tulio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é excelente. Se não me engano vc era funcionário da Caixa. Qdo trabalhei la tentei te contactar, mas vc ja não estava mais lá.

      Excluir
    2. Ola Túlio, a leitura do seu livro também foi indicada na nossa casa. Pena que é difícil encontrar o livro para comprar. Você tem algum canal de venda do livro? abs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir